O que é a Pegada de Carbono?



- Mede a quantidade de GEI emitidos na atmosfera em unidades de dióxido de carbono equivalente (CO2e), pelas atividades do ser humano num período determinado de tempo.

- É um indicador quantitativo que reflete o impacto que ocasionam as pessoas, organizações, produtos, eventos, territórios, etc., sobre a mudança climática.

Em que atividades Você gera emissões de GEI?

- Consumo de energia elétrica.
- Consumo de combustíveis nos carros. E em fontes fixas, por exemplo, na refrigeração, para cozinhar, etc.
- Produção de alimentos e materiais.
- Viagens aéreas.

Benefícios da Pegada de Carbono

Os resultados da medição da Pegada de Carbono se utilizam para promover ações de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa, com a elaboração e implantação de planos de ação e projetos para enfrentar os problemas mais críticos que foram identificados.

A Pegada de Carbono na cidade de Fortaleza

A Pegada de Carbono da cidade de Fortaleza é de 5.139.514 toneladas CO2e, representa aproximadamente um 1,6% das emissões do Brasil comparadas com o levantamento e informação na Segunda Comunicação sobre Mudança Climática 2010. Quando se analisa a HC por tipo de fonte de emissão se observa que as emissões de Alcance 1 são responsáveis por 79% da Pegada total e as emissões de Alcance 2 participam com 10% do total (Gráfico 5) e 11% emissões de Alcance 3.

O qué significa compensar a Pegada de Carbono?

Significa remover da atmosfera tanto dióxido de carbono equivalente quanto o que geramos. Uma forma de faze-lo é apoiando projetos de energias renováveis, tecnologias limpas, reflorestação, entre outros. Estes projetos, considerados de desenvolvimento sustentável, além de ter um impacto favorável no meio ambiente melhoram a qualidade de vida da população, principalmente a população rural, que na maioria das vezes é a mais vulnerável aos efeitos da mudança climática.