O qué é

No último século, a sociedade mudou drasticamente, pelo aumento de indústrias e com isto o aumento no consumo de energia, o crescimento da população urbana global que já ultrapassou 50% e o estilo de vida da população que consume maiores quantidades de alimentos, energia, combustíveis e água.

Estas grandes mudanças implicam numa maior pressão ao meio ambiente, e como resultado ficou acelerado o processo de mudança climática e os efeitos negativos sobre os corpos de água doce. O aquecimento global gerado por consequência do aumento de Gases de Efeito Estufa (GEI) na atmosfera pela contaminação que produzimos, já é um dos problemas mais graves que enfrenta o planeta. Por outra parte, a água utilizada pela população humana se encontra ameaçada, pois se extrai água do subsolo mais rápido do que se reabastece, e se prevê que a demanda mundial de água (em termos de extração de água) aumente para perto de 55% para o ano 2050.

Por todo isto, nossa vida está mudando, os desastres naturais são mais frequentes e intensos; os mares, montanhas e planícies estão mudando, afetando a toda a população. Em muitas regiões, as fortes precipitações e o derretimento da neve e gelo estão alterando os sistemas hidrológicos.

Todos nós fazemos parte do problema e também da solução

A Mudança climática também é desafio para a cidade de Fortaleza, e deve ser enfrentado com o esforço da sociedade no seu conjunto, porque todos nós responsáveis pelas emissões de GEI e pelo uso e a contaminação de água doce, como resultado de nossas atividades diárias que no conjunto resultam num enorme impacto. Mais isto pode ser revertido se Você está informado, assim através da medição da Pegada de Carbono e da Pegada Hídrica Você poderá reduzir seu impacto no meio ambiente.

Reduzir os efeitos da mudança climática não será possível sem o compromisso e trabalho de todos!

Video do Projeto Pegada de Cidades (espanhol)